Residencial Alexandre Mackenzie

JAN 2008 – JAN 2010

PRÊMIOS
IAB-SP - Habitação de Interesse Social - Vencedor - 2011
O melhor da Arquitetura - Destaque do Juri - 2010
 
 
+

O Residencial Alexandre Mackenzie se insere nas ações de urbanização da Favela Nova Jaguaré em São Paulo com o objetivo de realizar parte do reassentamento das famílias moradoras das áreas de risco.

Implantado em um terreno com aproximadamente 20.670,00m2 o conjunto é composto de 427 unidades habitacionais distribuídas em dois conjuntos com 295 apartamentos e em 12 lotes com 132 casas sobrepostas.

Os edifícios estão dispostos de maneira alternada visando dinamizar o conjunto, conformando espaços livres de geometrias e dimensões diversificadas.

O projeto explora as relações entre o espaço público e privado ao executar vias e áreas de uso coletivo que se integram ao viário do entorno, viabilizando novas conexões. Nos espaços de uso coletivo interno aos conjuntos foram criadas áreas de lazer e recreação destinadas a utilização dos mais diversos grupos.

O conjunto é composto por duas tipologias (prédios e casas sobrepostas) que tem como partido a disposição das áreas comuns diretamente relacionadas com as estruturas de circulação dando continuidade à moradia. Os dormitórios e o sanitário estão agrupados e localizados na parte posterior do volume conferindo maior privacidade aos moradores.

Nos prédios, resgatamos a possibilidade de utilização da cobertura como espaço destinado as atividades cotidianas, e juntamente com o conjunto de espaços comuns, tem o objetivo de favorecer a socialização entre os moradores.

 
 

FICHA TÉCNICA

Local
Jaguaré, São Paulo

Ano
2008–2010

Área Total
20.670 m2

Área Construída
32.722 m2

Unidades Habitacionais
497 – 295 (prédios) e 132 (casas sobrepostas)

Autores
Marcos Boldarini e Sergio Faraulo

Colaboradores
Simone Ikeda, Daniel Souza Lima e Marina A. Malagolini

Paisagismo
Marcos Boldarini, Melissa Matsunaga e Simone Ikeda

Estrutura
Somatec Engenharia

Fundações
Geobrax Engenharia

Instalações Elétricas e Hidráulicas
Laranjeira Projetos (Edifícios) e Unika Projetos (Casas Sobrepostas)

Execução da Obra
Schahin Engenharia

Gerenciamento do Projeto e Obra
Consórcio Bureau – Sistema PRI

Gerenciamento Social
Diagonal Transformações de Territórios

Realização
PMSP – Secretaria Municipal de Habitação