GROTINHO-11

Edifício Multiuso Grotinho

2008 – 2012

Paraisópolis, São Paulo
SP, Brasil

A Favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, possui diversas áreas com problemas relacionados à estabilidade do solo, escoamento da água, trânsito de veículos e pedestres, entre outros que impactam a questão habitacional. Em particular, a área conhecida como “Grotinho” estava sujeita a deslizamentos, com risco de morte e perdas materiais para os moradores.

Prêmios

Prêmio W – Destaque na Categoria Espaços Públicos – 2014

Selecionado para 12ª Bienal de Veneza, 2010

Selecionado para 4ª Bienal de Roterdã, 2009


Ficha Técnica

Realização

PMSP – Secretaria Municipal de Habitação

Situação Anterior - Foto: Daniel Ducci
Foto: Fábio Knoll

Os primeiros passos do projeto de urbanização de Grotinho envolveram a mitigação dos riscos de escorregamentos, a construção de infraestruturas e a criação de uma área de lazer. Uma segunda fase proposta envolve a construção de um edifício multifuncional que consolide a intervenção nesta parte da favela.

concep_grotinho_01
concep_grotinho_02
concep_grotinho_03

Esquema de Concepção

concep_grotinho_04
GROTINHO-04

O princípio norteador deste projeto desafiador foi a recuperação de espaço para uso público. A localização do prédio na parte baixa da favela permite sua integração direta com os espaços livres, fortalecendo a ligação entre as novas instalações e o restante da favela.

 

Esquema do Edifício
Esquema do Edifício
Esquema do Edifício

Esquema do Edifício

Esquema do Edifício

A organização do edifício, em níveis distintos e em pedaços visuais distintos, remete para os desenhos e formas privilegiadas pelos edifícios existentes e para a forma como se enquadram no terreno.

GROTINHO-01
GROTINHO-08GROTINHO-05
GROTINHO-07

O edifício pretende oferecer novas possibilidades de uso e apropriação do espaço, aproveitando a relação entre as funções públicas e privadas e permitindo a coexistência de áreas de habitação, comércio e serviços. Seu projeto trata o espaço livre como o elemento de ligação e suporte necessário para a realização de atividades coletivas.

GROTINHO-10
GROTINHO-06

Os espaços colectivos (comércio e serviços) estão dispostos ao longo dos vários níveis que constituem o rés-do-chão, sempre ligados ao exterior, e directamente ligados às áreas de lazer e recreação. Os espaços residenciais são planejados para os andares superiores e proporcionam uma transição gradual entre as esferas pública e privada.

Unidades Habitacionais

Unidades Habitacionais

O plano é priorizar as unidades residenciais para uso das famílias que já moram na favela e das que ali desenvolvem atividades de geração de renda. Este modelo visa a criação de um condomínio onde a manutenção e os cuidados são da responsabilidade dos próprios moradores, correspondendo à definição física de uso multifuncional.

Planta do Térreo / Elevação Frontal

Planta do Térreo / Elevação Frontal

Pavimento Superior / Corte Longitudinal

Pavimento Superior / Corte Longitudinal

Cobertura / Cortes Transversais / Elevações Laterais

Cobertura / Cortes Transversais / Elevações Laterais