Urbanização Areião
2011 – 2014
Montanhão, São Bernardo do Campo
SP, Brasil
A proposta busca promover a integração urbanística entre o conjunto de assentamentos e a zona urbana consolidada, conectando-o a Norte com o restante do município, revertendo a condição de isolamento que o bairro possui, através do prolongamento da Av. Padre Léo Comissári, passando pelos núcleos Braservice e Silvina Audi, e facilitando o acesso ao centro e aos equipamentos públicos do entorno.
A qualificação das áreas ambientalmente degradadas em decorrência do processo de antropização busca enfocar a recuperação dos Mananciais da Bacia da Billings através da recomposição da vegetação de cumeeiras, encostas, margens de córregos, procurando restabelecer este ciclo de captação e recarga de água para os mananciais, e da implantação de sistemas de infraestrutura como abastecimento de água, redes de coleta de esgoto e de drenagem, para 100% da área de intervenção, evitando o despejo desta fonte poluidora diretamente na represa.
Ficha Técnica
Área Total
505.502 m2
Realização
Prefeitura do Municipio de São Bernardo do Campo – Secretaria de Habitação (PMSBC)
O projeto para urbanização integrada destes assentamentos foi um processo interdisciplinar e participativo. Diversas reuniões foram organizadas junto à população para que esta pudesse compreender o projeto e estar inserida no processo de modificação de seu próprio bairro. Acreditamos que a compreensão do território e participação/leitura comunitária são partes importantes para o processo de mudança local.
O córrego em frente a este conjunto, antes poluído, passa a ser o atrativo de uma nova área pública. As três pequenas bacias de retenção, a recuperação da mata ciliar e dos terrenos ao redor, a esplanada gramada, o deck de generosa dimensão e a oferta de comércio e serviços no térreo conformam um espaço público potente, simbólico e aglutinador.
Centro Comercial Santa Rita
O centro comercial da rua Santa Rita de Cássia ocupa a totalidade de uma quadra triangular localizada na entrada do bairro em uma das ruas do sistema binário proposto. Aproveitando-se desta situação existe um ponto de ônibus com faixa de pedestres alinhada com a entrada deste edifício, que funciona como uma galeria que conecta duas vias.
Edifícios Residenciais
A implantação dos edifícios ocorre paralelamente às curvas de nível sobre antiga área de risco, onde as obras de consolidação geotécnica configurarão embasamento possível para a reocupação da encosta com novas moradias, evitando que a área seja objeto de novas ocupações irregulares.
Galeria Rua Cruzeiro
A galeria localizada na Rua do Cruzeiro configura-se como espaço de passagem para pedestres, sendo que esta apresenta ainda uma espécie de largo em ambos os lados e dá acesso a uma importante área verde de estar, a grota reconstituída como parque, uma conjugação entre contenção geotécnica e micromobilidade somado à qualificação paisagística e recuperação ambiental.
Primeira leitura técnica da área
Em roxo áreas com algum deficiência de estrutura urbana.